0

Diferença entre pneu novo, recapado a frio e recapado a quente

A Gama4x4 trabalha com os 3 tipos de pneus: o recapado a quente, o recapado a frio e, claro, o pneu novo. “A melhor opção cabe a cada um julgar. Mas na minha opinião, o pneu novo costuma ser sempre a melhor opção”, comenta Júnior, dono da Gama4x4 e apaixonado pelo off road. Para ficar mais fácil de entender os prós e os contras de cada uma dessas opções, Júnior explicou as diferenças entre os pneus novos e os recapados a frio e a quente. Confira:

Pneu Recapado a Quente
Esse tipo de pneu tem um acabamento mais bonito quando comparado com os pneus que são recapados a frio, pois o pneu é envolvido com a borracha, fazendo com que pareça uma peça nova. Apesar disso, a composição da borracha não fica a mesma da que é recapada a frio, o que faz com que o desgaste seja mais rápido, podendo esfarelar a borracha depois de um determinado ponto.

Esse tipo de pneu nunca irá adquirir uma temperatura ideal, já que são fabricados por empresas pequenas e que não conseguem atingir o nível de qualidade dos serviços realizados por grandes empresas, que dispõe de melhor tecnologia.

Pneu Recapado a Frio
Esse tipo de pneu tem uma durabilidade maior na comparação com os que são recapados a quente. Mas a aparência não é das melhores e um pneu recapado a frio nunca irá parecer com um pneu novo. Isso porque a emenda fica visível. Geralmente, o que acontece é que a pessoa compra a banda cola envolta do pneu, fazendo com que tenha uma melhor composição de borracha, mas deixando nítido o trabalho de colagem, com aspecto de remendo.

Até algum tempo atrás, essa era uma boa opção para quem desejava economizar. Mas hoje em dia já não é mais tão vantajoso. É possível encontrar pneus novos e de boa qualidade para off road com valores muito próximos aos cobrados pelos pneus recapados.

Além disso, no Brasil existe a exigência de os pneus serem aprovados pelo Inmetro e nenhum dos dois tipos de pneu recapado têm esse selo. Por isso, eles são apenas permitidos para rodar na terra e, legalmente, não podem rodar no asfalto.

Pneu Novo
O pneu novo é a melhor escolha por várias questões. Além do fato de já vir com a aprovação do Inmetro, ele reúne todas as qualidades necessárias para garantir a segurança e o conforto on e off road.

Um pneu novo, com a tecnologia desenvolvida para a nova geração – radial off road – que seria um GT Radial ou o Adventure, duram cerca de 90 mil quilômetros, rodando misto (asfalto e terra). Apenas a título de comparação, um pneu recapado a quente, por exemplo, não passaria de 15 mil quilômetros e seu custo é apenas 5% inferior ao novo.

Qual o melhor pneu?
A única vantagem de se ter um pneu recapado ainda hoje, é ter dois jogos de pneu para quem pratica trilha muito radical. O novo seria usado para rodar na estrada e o recapado para rodar no barro. Além disso, com o recapado é possível fazer o desenho ideal para rodar no barro.

Pneus com cravos bem espaçados é excelente para a prática de off road, mas péssimo para a estrada, pois não tem estabilidade e é difícil de frear no on road. Por isso, não é permitido rodar com um pneu desses no asfalto.

Então, ou a pessoa opta pelos dois jogos de pneu, um para rodar na estrada e em trilhas leves e o outro para o barro e as trilhas mais pesadas. Mas, se a ideia é apenas escolher uma entre as três opções, escolha pelo pneu novo. O modelo mud terrain atendente perfeitamente as demandas on e off road.

 

Confira os melhores Pneus Off Road aqui!

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *